PREFEITURA MUNICIPAL
DE CANDEAL






O Governo Municipal de Candeal, Estado da Bahia, decreta medida de enfrentamento e precaução para evitar disseminação do Coronavírus

Publicada em:17/03/2020 12:54:00





O Governo Municipal de Candeal, Estado da Bahia, decreta medida de enfrentamento e precaução para evitar disseminação do Coronavírus
O prefeito Everton Cerqueira, assinou o Decreto nº 139 de 17 de março de 2020, que dispõe sobre os procedimentos a serem adotados para a prevenção do Coronavírus (2019-nCoV) no município de Candeal-Ba, até o momento não há nenhum caso confirmado ou suspeito no município. Mas preocupado com o aumento de casos na Bahia, a administração municipal se antecipa nas ações, para tomar medidas que visem proteger a saúde do cidadãos Candealenses.
 
Diante do cenário, o decreto leva em consideração a preocupação com o avanço do novo Coronavírus em diversos países do mundo, o que o levou a ser classificado como pandemia, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e, considerando a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela OMS em 30 de janeiro de 2020, em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus. 
 
Entre as medidas, ficam suspensos, por período indeterminado, no âmbito do município, os eventos públicos e privados de qualquer natureza que impliquem na reunião de 50 pessoas ou mais. 
 
O decreto determina também como medidas individuais, recomenda-se que pacientes com sintomas respiratórios fiquem restritos ao domicílio e que pessoas idosas e pacientes de doenças crônicas evitem circulação em ambientes com aglomeração de pessoas.
 
Com relação ao sistema de trabalho, qualquer servidor público, ou que preste serviço para o Município de Candeal, que apresentar febre e/ou sintomas respiratórios, ou que tenha retornado de viagem internacional nos últimos 10 (dez) dias, deverá permanecer em casa e adotar regime de tele trabalho, conforme orientação da chefia imediata.
 
Já os locais de grande circulação de pessoas, comércio em geral devem reforçar medidas de higienização de superfície e disponibilizar álcool gel 70% para os usuários, em local sinalizado. 
 
Considerando, ainda o Decreto, ficam suspensas no âmbito do Município de Candeal por 15 (quinze) dias as aulas da  rede pública e privada, a partir do dia 18 de março de 2020, podendo tal paralisação ser prorrogável ou interrompida a depender da avaliação da Vigilância Epidemiológica do Município. A suspensão incluiu o serviço de transporte universitário, o qual ficará suspenso pelo período de vigência do Decreto nº 139. 
 
A prefeitura irá intensificar a higienização dos locais em que os atendimento, não possam ser via telefone e/ou e-mail, além de ficar criado o CLGR (Comissão Local de Gerenciamento e Risco), composto por membros das Secretarias Municipais com o objetivo de tratar especialmente, da criação e padronização de ações procedimentos e orientações com a intenção de informar, alertar, prevenir, e subsidiar por meio dos órgãos estratégicos a comunidade local, de como proceder de tal catástrofe mundial.   
 
O governo municipal se preocupa em dar segurança e tranquilidade à população adotando medidas objetivas, podendo ser reavaliadas a qualquer momento. De acordo com a situação epidemiológica do município. O decreto completo está disponível, clique aqui para visualizar. 

Dr. Everton Cerqueira
Prefeito Municipal de Candeal






R. Dr. André Negreiros, 103 - Centro, Candeal - BA - Prefeitura Municipal de Candeal - Bahia | Cep: 48710-000

Tel: (75) 3235-2101